RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1º de setembro...

"O passado também é urgente"
(Guimarães Rosa)



          Na história da Humanidade, o primeiro de setembro é marcado pela invasão hitleana com tanques de guerra até os dentes pela fronteira polonesa e, desta invasão, o mundo testemunhou um dos períodos mais sangrentos da história moderna: A Segunda Grande Guerra!
          Hoje, como uma herança geopolítca deste conflito, a ONU (Organização das Nações Unidas) ainda tem como membros do Conselho de Segurança os mesmos vencedores daquele conflito, ainda que a realidade política mundial tenha sido alterada profundamente...
          Qualquer semelhança com o que hoje, no Brasil, alguns ousam celebrar como “Dia do Profissional de Educação Física” não passam tão distante daquele fato de 1939.
           Ainda que não estejamos falando de “Guerra Mundial”, falamos de assalto violento à luta por uma educação de qualidade, por uma formação comprometida com a transformação social, por uma educação física libertadora...
          Por trás desta data, temos a expressão da opressão, da coerção e da coação, ações idênticas as que o movimento nazista (seguido por Mussolini) empregavam contra povos judeus, tchecos, poloneses, austríacos e disseminavam pelo oriente e América Latina.
          Não existe (ainda que alguns queiram) mais ou menos opressão, mais ou menos coerção, mais ou menos coação... são todas elas violência. Foi assim na II Grande Guerra, é assim com o Conselho Federal de Educação Física e seus regionais (Sistema CONFEF/CREF).
          Não defender, no olhar à história da Humanidade, os princípios no nazismo é, igualmente, não defender os princípios deste sistema, expressão explícita da coisificação do homem e do “trabalhador/a contra trabalhador/a”.
          A lição, é a mesma: aprendermos com a História, passada e presente, o preço de nossa ilusão, ignorância e, principalmente, de nossas próprias correntes!

           Vida Longa à luta contra o CONFEF/CREF!
           Vida Longa à luta contra a Regulamentação do Profissional de Educação Fìsica!
           Vida Longa aos Trabalhadores da Educação e da Educação Física!

           Vida Longa ao MNCR e a todas as expressões de luta dos trabalhadores e lutadores do povo!

           Vida Longa!

           Venham Todos!
           Venham Todas!
Marcelo "Russo" Ferreira

4 comentários:

  1. Marcelo, belo texto e muito importante para nossa área.
    Temos também que nos lembrar que outras profissões se dividem em bacharéis ou professores, por exemplo, um biólogo que não fez licenciatura em geral está nos laboratórios ou na natureza, não está em contato com o ser humano, muitas vezes em formação. Porém o professor de Educação Física, mesmo que esteja numa academia, está em contato com seres humanos, é ali o responsável por aqueles seres humanos.
    As pessoas às vezes querem se esquecer desta nossa responsabilidade. Eu só comemoro dia 15 de outubro.
    Mvbjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Camila...
    Dia 15,estaremos celebrando, de verdade!
    MVBjs
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  3. Hunf...Meu amigo isso foi bem bacana. Que viagem cara!Falar de Segunda Guerra mundial traz sempre lembranças tão difíceis.O homem já fez tantas coisas horríveis em nome do poder, em nome do "bendito" sistema capitalista!Cref e confef são "herdeiros desta linha", é verdade...Disseminam elementos de um sistema que já causou tanto sofrimento( e ainda causa...) em nome da tal "hegemonia".Lamento por aqueles que seguem também...Que não se persebem, nem percebem os que estão ao seu redor, como seres humanos e, que vedem sua força de trabalho dessa forma tão alienante e alienada...
    O pior é que colocam na mídia propagandas com ex-atletas e/ou atletas, sempre procurando vincular educação física e esporte de alto rendimento. Que absurdo rsss!!!
    É isso, não podemos desistir. A luta é árdua, mas...
    Há braços
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Olá, Patrícia...
    Por isso mesmo que nossa luta é necessária... Há que veja exageros na comparação. Precisamos mostrar que não...
    Abreijos
    Vida Longa!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira